O Setembro Amarelo é marcado pelo mês de prevenção ao suicídio e de conscientização contra o preconceito que ainda existe em relação à depressão, principal causa relacionada. A campanha traz informações e reflexões sobre o tema, tanto ao doente quanto para as pessoas que estão ao redor e podem ajudar a salvar vidas!💛
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti-estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 96,8% dos casos de suicídio notificados, estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.
Existem diversas formas de procurar ajuda, como psicólogos, psiquiatras que vão diagnosticar e indicar um tratamento adequado, mas também é possível contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), um número de telefone que fica disponível 24 horas, onde o atendente escuta e conversa com a pessoa que precisa. É um serviço gratuito e basta discar 188.
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.