“Projeto Bem Viver: Terceira idade em movimento” foi pensado para promover a prática de atividades físicas e de lazer dos idosos associados
O Departamento de Esporte e Recreação da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP) promove o projeto “Bem viver: Terceira idade em movimento”, com atividades que incentivam a busca pela qualidade de vida dos idosos associados. O cronograma abrange encontros em três sábados, nos dias 17, 24 e 31 de maio, na unidade de Santa Quitéria da ASPP.
Para a professora Adriane Funk de Andrade Lafemina, chefe do Departamento de Esporte e Recreação, a longevidade da vida já não é um benefício escasso, diferente do que acontecia na Idade Média, em que a expectativa de vida de uma pessoa comum estava na faixa dos 30 anos.
“Manter os idosos ativos e engajados é fundamental para o bem-estar e a longevidade. Por isso, nós da ASPP fizemos um planejamento cuidadoso, com atividades que contribuem não só para a saúde, como também para a sensação de pertencimento dos idosos”, complementa Adriane, idealizadora do projeto.
Ao longo das três tardes do projeto Bem viver, os participantes serão estimulados a trocar experiências e vivências com seus grupos. No primeiro sábado, (17), acontecerá o Bingo dos amigos. Já no segundo encontro, (24), a associação promoverá os Jogos Esportivos Adaptados, que serão comandados e acompanhados pelos técnicos desportivos, assim como todas as outras atividades da programação. Por fim, no último dia do planejamento, (31), ocorrerá a Dança +60, para reforçar a visão do idoso enquanto cidadão ativo.
Com o fim das atividades, a equipe de esporte e recreação da ASPP tem um objetivo em comum: que os idosos desenvolvam sua auto-estima e valorizem suas vivências. Assim, além da melhora na qualidade de vida, eles se sentirão incluídos na sociedade.
Políticas Públicas de esportes e lazer para idosos
Um dos pilares da ASPP enquanto espaço de promoção de atividades físicas e de lazer aos seus associados, é a de inclusão de todas as parcelas da sociedade. Além disso, a associação acredita, sob o ponto de vista da saúde e bem-estar, que as políticas públicas para esporte e lazer estão dentre os muitos direitos sociais dos cidadãos, que devem ser garantidos pelo Estado, porque diz respeito também à formação humana e o desenvolvimento social dos indivíduos.
O aumento da expectativa de vida está diretamente relacionada ao estilo de vida. No entanto, no que se refere à gestão pública, deve-se levar em conta as projeções que nos indicam que o envelhecimento não é mais privilégio de poucos, e que o crescimento acelerado da população idosa é um fenômeno mundial.
Segundo Feix (2003), embora o acesso ao esporte e ao lazer seja definido como direito fundamental, reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU) e pela Constituição Federal de 1988, no seu artigo 217, as necessidades primárias, como habitação, saúde, educação, alimentação e trabalho ainda são priorizadas pelos governos municipais, em detrimento do esporte e lazer, que fica em segundo plano. Na ASPP, entendemos o esporte e o lazer como uma política pública de direito pessoal, a fim de favorecer a autonomia do idoso, permitindo-lhe a continuidade de seus projetos, mantendo-o em sintonia com o tempo presente.
Serviço
Projeto Bem Viver: Terceira Idade em movimento
Quando: 17, 24 e 31 de maio
Inscrições: Com antecedência, na secretaria de Santa Quitéria ou pela Central de Atendimento: (41) 3259-1000
Onde: ASPP Santa Quitéria (R. Prof. Ulisses Vieira, 2303 – Santa Quitéria, Curitiba – PR, 80310-120)