No mês de julho também precisamos nos conscientizar sobre uma campanha muito importante: O Julho Verde, combate ao câncer de cabeça e pescoço.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
Presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz são alguns dos sinais associados a esses tipos de câncer.
O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos de cânceres nas cavidades oral/laringe/tireoide/pele melanoma.
Entre as principais causas que podemos apontar para a incidência destas doenças estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de protetor solar dentre outras.
Dentre as formas de prevenção, temos:
-Não fumar;
-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
-Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
-Manter boa higiene bucal;
-Usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada;
-Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
-Manter o peso corporal adequado;
-Recomendar a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.
Este tipo de câncer tem tratamento e cura, que é ainda mais possível quando descoberto de forma precoce.
A ASPP apoia a conscientização e o cuidado com a saúde! Cuide de você!