ASPP

NOVEMBRO AZUL

Você sabia que cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida também é coisa de homem?

Sim! Você colaborador ou associado com certeza já ouviu falar da campanha Novembro Azul, mas será que você conhece mesmo o que é o câncer de próstata, os riscos que ele oferece para a sua vida e a importância de manter os exames em dia?

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga com a função de produzir o líquido prostático do aparelho reprodutor masculino. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Quais os sintomas?

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, o que contribui para o aumento do risco que a doença oferece. Quando eles se manifestam, são basicamente urinários como dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite.

Mas, mesmo sem sintomas, após os 50 anos os homens devem consultar o médico uma vez ao ano para o diagnóstico precoce.

Prevenção

Assim como toda doença, a prevenção para o câncer de próstata também é o melhor remédio. Estima-se que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Diagnosticada precocemente a doença tem 90% de chances de cura (INCA). Além disso, existem alguns hábitos podem ser adquiridos para cuidar da saúde masculina de modo geral. Afinal, o Novembro Azul também chama atenção à saúde do homem. É preciso manter uma alimentação saudável, evitar o estresse, praticar atividade física, dormir bem, evitar o tabagismo e o álcool em excesso, além de fazer os exames de rotina.

Com informações do INCA

 8,654 visualizações no total,  3 visualizações hoje.