Funcionários da sede administrativa da ASPP se reuniram nesta sexta-feira (20/10) vestidos de rosa para reforçar a conscientização sobre o Câncer de Mama.
OUTUBRO ROSA
O câncer de mama é uma doença que atinge principalmente o público feminino, sendo o 2º câncer mais incidente entre as mulheres segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Aqui no Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Felizmente, na maioria dos casos, a doença tem cura e quando descoberta no início as chances de cura podem chegar a 95%.
Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce é muito importante!
QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?
Mulheres devem manter consultas regulares com os exames solicitados em dia, fazer o autoexame das mamas, manter hábitos saudáveis e procurar o médico no aparecimento de qualquer um destes sintomas: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
COMO FAZER O AUTOEXAME
Cuide de você!
Fonte:
Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Union for International Cancer Control (UICC)