ASPP

“dIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS”

Em 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela ONU, no ano de 1994 e o dia é dedicado a homenagear e reconhecer as tradições e contribuições culturais dos povos indígenas, além de promover a conscientização sobre a inclusão, alertando sobre seus direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Para muitos observadores, o destino dos povos indígenas do Brasil ainda é incerto. Conflitos e rompimentos de compromissos internos continuam a assolar muitas das comunidades, mesmo com todos os avanços e toda a proteção jurídica, com toda a conscientização política das comunidades em sua mobilização conjunta e, mesmo com o apoio de expressiva parcela da população brasileira não índia e organismos internacionais.

A existência de poderosos interesses políticos e econômicos em jogo, e até mesmo culturais deixa claro que, ainda falta muito tempo para que e os nossos irmãos índios consigam garantir suas terras e uma sobrevivência digna e independente da tutela do governo.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) é responsável por promover e garantir os direitos indígenas no Brasil. É oficialmente o órgão indigenista no país que se orienta por meio de princípios que visam garantir a pluralidade de etnias e culturas no território nacional, cumprindo o que é determinado por lei.

Dia Internacional dos Povos Indígenas, “Dia 09 de agosto”!

 3,509 visualizações no total,  1 visualizações hoje.